Os Benefícios do Óleo de Coco Para Saúde. Alem disso, O Óleo de Coco é um óleo vegetal extraído do próprio coco. A extração é feita a partir da polpa do coco (a parte branca do fruto) e possui 90% de ácidos graxos, o que o torna muito saudável para a saúde. Em algumas regiões o óleo é chamado de azeite de coco ou manteiga de coco.
O que é Óleo de Coco?
O Óleo de Coco é um óleo comestível extraído do coco e possui diversas aplicações. Pode ser usado tanto na dieta, como em tratamentos estéticos para o cabelo ou para a pele. Ele é essencialmente composto por gorduras saturadas, ou triglicerídios de cadeia média (TCM). A vantagem desses triglicerídios é que são absorvidos mais facilmente pelo corpo, principalmente no fígado, sendo convertidos rapidamente em energia e não se acumulando em forma de gordura.Valor Nutricional do Óleo de Coco:
Os seguintes nutrientes estão presentes no Óleo de Coco. Carboidratos, Proteínas, Gorduras (saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas);- Cálcio;
- Potássio;
- Ferro;
- Fósforo;
- Magnésio;
- Ômega 6 e Ômega 9;
- Sódio;
- Zinco;
- Ácido láurico (o mesmo presente no leite materno);
- Vitaminas E, K;
1. Hidratação da Pele e Cabelo:
o uso do Óleo de Coco não está restrito apenas à alimentação. Ele pode ser utilizado diretamente na pele ou no cabelo. Na pele ele ajuda na hidratação, deixando-a mais macia, enquanto que no cabelo ele traz como benefícios mais brilho e um crescimento mais forte e saudável dos fios, além de ajudar na queda do cabelo.2. Ajuda a Queimar Gorduras:
o Óleo de Coco não possui gorduras saturadas. Como qualquer óleo, ele possui gordura, mas esta é composta totalmente pelo chamado TCM (triglicerídeos de cadeia média). Fazer qualquer exercício físico após o consumo de TCM aumenta em até 5% o gasto calórico.3. Aumenta a Imunidade:
o óleo possui muitas vitaminas que auxiliam na imunidade de nosso corpo, assim nos protegendo e prevenindo de diversos tipos de doenças. Este óleo possui efeito anti-inflamatório e antitrombótico e seu consumo aumenta o HDL (a gordura boa), diminui os níveis de LDL (a gordura ruim) e ainda ajuda a controlar os níveis de colesterol. Até mesmo nos efeitos da osteoporose o Óleo de Coco pode ser um auxiliar. Perder peso com o Óleo de Coco pode ser uma opção saudável e muito eficiente para emagrecer
4. Redução do Apetite:
cada vez mais nutricionistas e adeptos de dietas tem se utilizado do Óleo de Coco em suas dietas. A sua ingestão traz uma sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos nas refeições e ajudando assim no controle do peso.5. Prisão de Ventre:
A constipação, também conhecida como prisão de ventre, normalmente acontece quando você não ingere alimentos ricos em fibras, tais quais frutas e vegetais, quando não bebe a quantidade adequada de água e quando não pratica exercícios regularmente.6. Redução da Gordura Abdominal:
o seu consumo ajuda a queimar as gorduras abdominais. Isso acontece porque o óleo possui propriedades que aceleram a queima destas gorduras (função termogênica), mas para que isso aconteça é preciso que seu consumo esteja associado a algum exercício físico.7. Sistema Digestivo:
Graças à sua rápida absorção e solubilidade, o Óleo de Coco é amigo do intestino, seus componentes ajudam a normalizar o trânsito intestinal, ele combate bactérias que prejudicam o sistema digestivo e ainda auxilia a absorção de nutrientes.8. Acelera o Metabolismo:
Consumido diariamente, o óleo aumenta o gasto energético do organismo, estimulando o funcionamento da glândula tireoide, e consequentemente aumentando a queima de calorias. Um ótimo aliado para quem quer perder uns quilinhos!9. Saciedade:
O Óleo de Coco tem uma digestão diferenciada por ser uma gordura, permanecendo assim mais tempo no estômago do que um carboidrato, aumentando assim a sensação de saciedade. Com o apetite reduzido, fica muito mais fácil segurar a vontade de comer o dia todo.10. Combate à Diabetes:
a diabetes ocorre pela produção insuficiente de insulina, o que pode acontecer pela resistência de nosso corpo em produzi-la. Dietas ricas em TCM (presente no Óleo de Coco) protegem contra esta resistência.11. Melhora a Prisão de Ventre:
o óleo regulariza a ação do intestino e age rapidamente nesse sentido. Isso acontece pois ele é facilmente absorvido por nosso corpo.12. Melhora a Circulação Sanguínea:
Ao massagear o Óleo de Coco sobre o couro cabeludo, melhora-se a oferta de oxigênio para essa região e, consequentemente, a oferta de nutrientes para os cabelos.13. Combate a Acne:
Parece loucura aplicar um óleo gorduroso na face para se livrar das espinhas, não é? Entretanto, apesar de contra-intuitivo, o fato é que o Óleo de Coco possui grandes quantidades de ácido láurico, que pode ajudar na inflamação e vermelhidão causada pela acne.