As plantas sempre estiveram presentes na vida do homem. A utilização dos vegetais com fins terapêuticos é anterior ao desenvolvimento da ciência. Cada povo possui sua própria listagem de ervas medicinais, geralmente plantas comuns no território em que habitam, cujas aplicações são transmitidas através de gerações.
Asma
Raspas de folhas de Barbosa misturadas ao mel de abelha puro é um bom medicamento para o combate à asma. No entanto, o tratamento deve se prolongar por alguns meses, sendo que o paciente deve tomar três doses diárias da mistura. A alfazema, a mesma erva que é utilizada para fazer o perfume, também serve como base para um remédio contra a asma. Ferver um galho de aproximadamente 60 g, que contenha inclusive algumas flores, em um litro de água,por dois minutos. Coar e beber de quatro a seis xícaras diárias.
Afta
Uma forma simples de acabar com o incômodo causado pelas aftas é mastigar uma folha de alecrim por cerca de três minutos. Um bochecho com chá de alfa vaca, de três a quatro vezes ao dia, também é eficiente para acabar como problema.afta
Azia

Catapora
Para ajudar na cicatrização das feridas provocadas por esta doença, muito comum em crianças, ferver algumas folhas de eucalipto e banhar com este chá, diariamente as partes do corpo afetadas, até que as feridas desapareçam completamente. E importante ficar atento para que as crianças não coçam as feridas, evitando assim as cicatrizes, sobre tudo na face.
Catarro
Para acabar de uma vez por todas com esse ,incômodo, pique uma cebola branca, ponha num prato fundo e adicione um pouco de mel puro. Deixe descansar ao ar livre por uma noite. Pela manhã, tome uma colher do xarope que se formou.]]>